Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Participe
Você acha que deve ter música neste site?
Sim, fica mais alegre!
Não, não gosto de música
Pode ser mas bem light
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (43 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...

Competições esportivas
Competições esportivas

 

 

Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=504699649621504&set=a.198502643574541.44607.100002444194981&type=1&theater

************************************************************************

13/09/2013 10:46 - Esporte

1ª Divisão de Rio Grande da Serra

No último domingo aconteceu as quartas de finais do campeonato da 1ª Divisão de Rio Grande, e as quatro equipes foram classificadas pelos seguintes jogos: Ferrovia classificou pela vantagem do empate com o Vila São João em 0 x 0, o Guerreiros venceu de virada o Tornado por 2 x 1, o Lavínia ganhou de 3 x 0 do Trindade, e o Águia do Vale passou pelo Ajax pelo placar de  1 x 0. No próximo domingo, dia 15, no campo do Teixeirão, a partir das 9:30 acontecem as semifinais.
 
Jogos
9:40h Ferrovia x Vila Lavinia
11:30h Guerreiros x Águia do Vale.
O presidente da Liga Riograndense, Wellington Fontes (Lagartão) convida a todos para prestigiarem os jogos que serão grandes atrativos para o esporte da cidade e agradece a todos que o apoiam.

 

 

Incentivo do governo para o esporte? tem sim, acesse os site:www.brasil.gov.br

Ministério do esporte, saiba tudo que o governo oferece:aqui


***************************************************************



Carteirinha da Umes da direito á várias coisas, faça a sua:clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                          *********

 

 

 

Gostaríamos que em Rio Grande da Serra houvesse mais competições esportivas e apoio para os times pequenos pois assim conseguiríamos prevenir que os jovens estivessem tão envolvido com as drogas como têm sido em Rio Grande da Serra, e que tipos de esporte, aqui vai uma dica sobre cada um, pois o Teixeirão é um ótimo lugar para que se realize algum destes esportes:

 

 

BADMINTON

O badminton é um esporte olímpico praticado em quadra coberta, com raquetes e peteca. O jogo pode ser individual e em duplas, que podem ser mistas.

De origem indiana, o esporte foi levado para a Inglaterra por oficiais ingleses no fim do século XIX. O nome do esporte provém da cidade inglesa chamada Badminton, onde a modalidade tomou a forma que possui até hoje.

O badminton exige de seus praticantes um excelente preparo físico para manter o mesmo nível técnico desde o início da partida até o seu final.

O jogo consiste na combinação de habilidades como saltar, girar e rebater, em uma coordenação rápida de todo o corpo e perfeito sincronismo “mão-olho”.

Uma das grandes vantagens desse esporte é a facilidade de aprendizagem. Por isso, é conhecido como um esporte “antifrustração”, pois as pessoas conseguem jogar a partir do primeiro dia de aula, e se realizam com sua prática.

BASQUETEBOL

O curso de iniciação propicia o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, como controle de corpo e bola, dribles, passes e arremessos, através de exercícios combinados, de forma individual e em grupos. Aborda também noções gerais táticas (posições e funções) para a prática de jogos.

Já o curso de aperfeiçoamento destina-se a pessoas já iniciadas na modalidade e com experiência, ou para quem já concluiu o curso de iniciação no Cepeusp. Visa ao desenvolvimento dos fundamentos básicos, das formações e aplicação de noções táticas e das técnicas de ataque e defesa, além do condicionamento físico geral e específico.

BOXE EDUCATIVO

O curso de iniciação tem como objetivo ensinar os fundamentos técnicos (ataque e defesa) e desenvolver habilidades motoras. Paralelamente, é ministrado condicionamento físico geral e específico. Para isso, utilizam-se aparelhos, praticando-se movimentos simulados de luta com colegas e com o professor. Aprende-se a nomenclatura geral da modalidade (treinamento e luta) e, eventualmente, há palestras proferidas por especialistas sobre regras e histórico.

Para os que passarem pela iniciação e demonstrarem aptidão e interesse, há o curso de aperfeiçoamento. Neste nível, aprimora-se a técnica com combinações e seqüência de golpes, aplicando-se exercícios de coordenação motora que exigem maior habilidade.

CAMINHADA/ALONGAMENTO

O curso procura ensinar o aluno a caminhar de forma segura, para que obtenha o maior proveito possível do exercício mais simples e natural que existe. São ensinadas as formas preparatórias e de aquecimento para o exercício, o ritmo, a freqüência, enfim, todos os requisitos para se realizar uma boa caminhada, não somente do ponto de vista aeróbio, como também do fortalecimento e alongamento muscular.

Os exercícios de alongamento são aplicados principalmente no início das sessões. Ao final das aulas, são realizadas atividades de descontração e relaxamento. As aulas dividem-se em 30/40 minutos de caminhada (aproximadamente 3/4 km) e 20/30 minutos de alongamento e relaxamento.

CANOAGEM

O curso de iniciação destina-se a pessoas interessadas em adquirir as primeiras experiências do esporte em águas calmas. Nesta etapa, utilizam-se os caiaques da USP – modelo turismo e caiaque escola. O objetivo é a aprendizagem da técnica de remadas em águas calmas e águas brancas (corredeiras).

Na temporada quente, o curso é voltado para o domínio de modelos de caiaques (k1 escola e k1, k2 e até k4), com assimilação de equilíbrio e técnicas da remada. Isto envolve grande ênfase na musculatura postural e flexibilidade.

Na temporada fria, o domínio transcorre com os modelos de caiaques turismo, com ênfase nas técnicas de canoagem de águas brancas (corredeiras) e de mar, que envolve manobras radicais do barco.

O pré-requisito para freqüentar esta modalidade é saber nadar com autonomia por 100 metros sem parar.

CAPOEIRA

No curso de iniciação, a ênfase é na prática de movimentos básicos, com objetivo de desenvolver as habilidades elementares para posterior execução dos princípios técnicos de ataque e defesa.

Adquirem-se habilidades nos saltos, giros e acrobacias, enriquecendo a parte folclórica da capoeira.

O desenvolvimento do programa busca promover a orientação correta da capoeira como meio educacional, cultural e social, evidenciando as noções de história e a parte rítmica instrumentada que coordena as diferentes formas de jogar a capoeira.

Já o curso de aperfeiçoamento busca aprimorar os movimentos, técnicas e ritmos, através de seqüências preestabelecidas. Busca ainda a melhor compreensão da teoria e prática dos movimentos desequilibrantes e acrobáticos. Aprimoramento da roda e do jogo em toda a sua ritualística.

O nível III corresponde a uma equipe que representa a seleção da USP em eventos esportivos, educativos, sociais, culturais e beneméritos.

CONDICIONAMENTO FÍSICO/MUSCULAÇÃO

Consiste na prática de atividade física com sobrecarga de peso, visando ao desenvolvimento da resistência muscular localizada, da potência e da força, através das orientações do professor. O curso procura conscientizar os alunos sobre a importância da prática regular da atividade física para aquisição e manutenção da saúde e é complementado com exercícios de alongamento muscular e flexibilidade articular, além de atividades aeróbias como a corrida e a bicicleta ergométrica.

Os alunos aprendem a controlar e avaliar sua freqüência cardíaca nos estados de repouso, esforço e recuperação da atividade física. São ministradas aulas de corrida com correção técnica e testes de Cooper para a avaliação de performance.

CORRIDA

A corrida é um movimento natural do ser humano. Quando praticada com regularidade, melhora o sistema cardiorrespiratório e vascular, além de combater a depressão. Para isso, é necessário apenas um par de tênis e motivação. Em primeiro lugar, trace uma meta e comece a caminhar; em seguida, trotar e, por fim, correr.

A prática regular da corrida proporciona os seguintes benefícios:

  • melhora a circulação sangüínea nas células, proporcionando energia nos músculos;
  • melhora a freqüência cardíaca; e
  • melhora a pressão arterial.

Ao final do curso, o objetivo é que o aluno esteja habilitado a correr 5 km.

EXERCÍCIOS LOCALIZADOS

Esta modalidade se compõe de exercícios de força e resistência muscular localizada, flexibilidade, elasticidade e alongamento, acompanhados por música, com ou sem a utilização de pequenos equipamentos (pesos, bolas, tiras de borracha, steps, bastão, caneleiras, cordas e outros).

O desenvolvimento adequado da força da musculatura abdominal é importante na prevenção e reabilitação de problemas da coluna lombar. Assim, a força de certos grupos musculares é necessária para manutenção da postura ereta e para a realização de tarefas diárias: isométrica (ou estática), que envolve contrações musculares sem movimento externo; isotônica (ou dinâmica), quando o músculo se encurta ou se alonga com movimentos das partes envolvidas.

O desenvolvimento da capacidade de força apresenta as seguintes vantagens: melhora o rendimento em certas tarefas diárias; ajuda na realização de atividades recreativas e/ou esportivas; e é um fator importante na prevenção de lesões. Além disso, os exercícios localizados são eficazes para melhorar o humor geral, os sintomas de depressão e ansiedade, além da auto-estima e confiança. Assim, os exercícios localizados são destinados a pessoas que desejam melhorar ou manter a rigidez corporal.

FITNESS (até 35 anos)

O objetivo do curso é levar o participante ao condicionamento físico completo, com o desenvolvimento equilibrado das características motoras como resistência, força, velocidade e flexibilidade. Pretende-se com este programa proporcionar a melhoria do sistema cardiovascular, bem como o fortalecimento e a resistência muscular.

Para tanto, as aulas de fitness se desenvolvem utilizando a ginástica aeróbia, exercícios localizados, rítmicos nacionais, step, circuit-training, alongamento, entre outras modalidades. As atividades são realizadas com músicas, para facilitar e animar a prática.

FUTEBOL

O curso de iniciação visa aplicar e desenvolver os aspectos técnicos básicos da modalidade, através de suas três categorias: impulsionar (chutes e cabeceios), receber (abafamentos), deter (condução de bola) e o jogo propriamente dito.

Através de exercícios técnicos isolados e/ou combinados, procura-se trabalhar os fundamentos de forma individual e em grupos, encaminhando-os para o desenvolvimento técnico-tático em situações de jogo. Desenvolve-se o condicionamento físico geral com ou sem bola, para que haja uma boa participação nos jogos.

Já o curso de aperfeiçoamento visa desenvolver aspectos técnicos e táticos da modalidade, através de exercícios coletivos e jogos. Além disto, também tem por objetivo aprimorar a condição física específica para o futebol. Este curso é oferecido ao público feminino e masculino que já tenham boa condição técnica na modalidade.

GINÁSTICA OLÍMPICA

O curso de iniciação destina-se a pessoas sem qualquer experiência anterior na ginástica olímpica. Os alunos realizam a adaptação e a iniciação nos aparelhos específicos da modalidade. Além disso, o programa inclui a prática de saltos acrobáticos básicos na mini cama elástica.

Há uma diferenciação entre os aparelhos para homens e mulheres. Na ginástica masculina, os alunos treinam solo, cavalo com arções, argolas, salto sobre a mesa, paralelas simétricas e barra fixa. Na feminina, praticam salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo, com música e coreografias básicas.

As aulas do curso de aperfeiçoamento destinam-se a pessoas com experiência anterior em todos os aparelhos. O objetivo é aprimorar a técnica e a postura na execução dos movimentos. Há também iniciação aos saltos de médio e alto nível na mini cama elástica. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de demonstrações internas, campeonatos universitários, além dos Torneios Paulista e Brasileiro.

JUDÔ

O curso de iniciação destina-se a pessoas interessadas em adquirir experiência sobre os princípios básicos do judô, com ênfase em sua filosofia. Nesta fase, desenvolvem-se técnicas de amortecimento, deslocamentos, postura, maneiras de segurar, arremessos e imobilização no chão. 0s alunos aprendem também as regras oficiais do judô.

A etapa seguinte é o curso de aperfeiçoamento, que busca aprimorar o conhecimento das técnicas do judô em pé e no chão, melhorar a forma física dos alunos, colocar em prática a combinação de arremessos, aumentar o conhecimento de técnicas e oferecer condições para que o aluno participe de competições internas e externas.

KARATÊ-DO (estilo Shotokan)

O uso de armas acompanha a história do homem desde a sua existência e, infelizmente, ainda existem conflitos entre seres humanos. A prática correta do Karatê-Do nos ensina a conviver com esta realidade. O conflito, a vingança e os impulsos agressivos não trazem bons resultados. Com a prática do Karatê-Do, é possível obter equilíbrio físico e mental.

O Karatê-Do propicia ao praticante o desenvolvimento da autoconfiança, da concentração, da força de vontade, da criatividade, da compreensão, da capacidade de análise, de planejamento e de discernimento do certo e do errado. Todas essas qualidades contribuem para a formação do caráter do indivíduo.

O curso de iniciação (faixa branca) destina-se a pessoas sem qualquer experiência na modalidade. O aluno aprende a defesa pessoal e desenvolve habilidades elementares para executar as principais técnicas de ataque e defesa. Os praticantes da modalidade são orientados de acordo com os princípios da educação física e com as noções técnicas e práticas da metodologia denominada “Gyo” (auto-conhecimento).

Já no nível II (faixa amarela até faixa laranja) ensina-se o domínio do corpo, das posturas e dos movimentos fundamentais, da respiração, da concentração e das técnicas de esquiva. O aluno inicia-se na competição esportiva da modalidade e aprimora o método “Kata” e a aplicação dos seus movimentos. O nível III (faixa verde em diante) tem por finalidade o aperfeiçoamento e treinamento, com objetivo de alcançar o estágio de faixa preta e participar da seleção de karatê USP.

MUSCULAÇÃO

No curso de iniciação, os alunos passam por um período de reconhecimento dos aparelhos e dos exercícios, até se adaptarem a eles.

Após essa primeira fase e alguns testes, o treino se torna personalizado e os professores sugerem uma seqüência de exercícios a cada aluno, como a listada abaixo:

  1. trabalho de resistência geral e localizado;
  2. trabalho de força;
  3. trabalho de força explosiva (os iniciantes praticam essa etapa apenas para conhecimento); e
  4. trabalho postural corretivo e estético (hipertrofia).

O tempo que os alunos devem dedicar a cada uma das etapas varia de acordo com seu potencial genético, a alimentação, o descanso e a freqüência nos treinos.

A turma de aperfeiçoamento, por sua vez, tem por objetivo dar continuidade à prática da musculação e incentivar o aluno a formular sua própria seqüência de exercícios. O curso oferece subsídios e informações para que o aluno aprimore o desempenho em sua atividade física preferida. A metodologia aplicada no programa utiliza o princípio da sobrecarga de alta intensidade.

NATAÇÃO

A turma de iniciação tem por objetivo a aprendizagem de habilidades aquáticas básicas, como respiração, flutuação, domínio corporal no meio líquido, propulsão de membros superiores e inferiores,coordenação motora dos movimentos do estilo crawl ventral e iniciação ao crawl dorsal e ao mergulho.

O curso é voltado para a superação do medo e garantia da sobrevivência na água, e também para aqueles que ainda não conseguem atravessar a piscina semi-olímpica (25 m) com uma técnica respiratória lateral do crawl adequada.

O requisito para o nível II é nadar o estilo crawl em piscina semi-olímpica funda (25 m) dominando seguramente a respiração lateral rítmica harmônica. Neste nível ocorre o aprimoramento do estilo crawl com técnicas, aprendizado dos estilos costas, peito e borboleta com técnicas, além das habilidades das saídas e viradas dos nados. A melhoria da resistência cardiovascular aeróbia torna-se conseqüência do curso, já que as aulas são feitas na piscina semi-olímpica (25 m). A proposta final do curso é passar para a piscina de 50 m com autonomia nos estilos e prática da natação.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

O objetivo do curso é orientar a população atendida sobre princípios básicos de uma alimentação equilibrada e sua importância na manutenção da qualidade de vida.

As aulas são teóricas e práticas, visando ao aprendizado de conceitos fundamentais em nutrição e o incentivo à prática de hábitos alimentares saudáveis.

O programa abordará os seguintes temas: alimentação saudável; dietas da moda; fome e apetite; pirâmide dos alimentos; qualidade dos alimentos; mastigação; calorias; consumo calórico x gasto energético; diet e light; rótulo dos alimentos; colesterol e gorduras; detalhes que engordam; pré-bióticos e pró-bióticos; e fibras.

PÓLO AQUÁTICO

Neste curso são ensinadas as regras básicas do esporte, tais como dimensões do “campo de jogo” com suas demarcações, posição básica (flutuação vertical), passe, recepção, domínio e controle de bola (arremessos e condução da bola na água).

Objetiva-se o aprendizado de estilos adaptados para ataque e defesa (crawl e costas) e de disposições táticas e técnicas de ataque e defesa (sistemas 3×3; 4×2; 5×1 e 6×0). Os alunos também aprendem sobre a preparação física básica (aquecimento, alongamento e exercícios técnicos específicos).

É pré-requisito para o curso saber nadar bem os estilos crawl e costas.

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

Tem como objetivo proporcionar a prática de exercícios físicos e orientação nutricional para indivíduos obesos ou com sobrepeso

.

A partir da avaliação antropométrica (IMC) e de diagnósticos de condição motora, hábitos alimentares e de saúde, os objetivos são sensibilizar os alunos para a prática regular de exercícios físicos e de novos hábitos alimentares, através de metas que estimulem mudanças de comportamento.

O programa consiste em três aulas semanais, sendo duas de exercícios físicos com carga progressiva e individual e uma de orientação nutricional. As aulas são compostas de palestras expositivas e vivências práticas para viabilizar a aquisição de informações pertinentes ao treinamento físico, hábito alimentar e complexidade do tratamento da obesidade.

REMO

O curso de iniciação destina-se a pessoas interessadas em conhecer a prática desta modalidade e vivenciar os benefícios físicos, psíquicos e sociais que esta atividade proporciona. Além da preparação física, os alunos são orientados no aprendizado das modalidades de palamenta dupla e simples. Em uma primeira fase, é feita a vivência no barco-escola e nos barcos tipo yole a 4 remos, yole a 8 remos, barcos de palamenta simples, canoe e palamenta dupla.

O curso de aperfeiçoamento visa aprimorar as técnicas aprendidas no curso de iniciação, com objetivo de preparar os praticantes para competições ou simplesmente de aprimorar a sua performance física. Os treinamentos são realizados em barcos tipo yole a 4 remos, yole a 8 remos, canoe, single-scull, double-scull, four-scull, out-rigger a 2, a 4 e a 8 remos.

Já o curso de treinamento (nível III) é composto de uma turma específica que tem como objetivo a formação de uma seleção para participar de competições. O treinamento é realizado de segunda a sábado. O pré-requisito para freqüentar esta modalidade é saber nadar.

TÊNIS

O curso de iniciação destina-se a pessoas interessadas em adquirir experiência na modalidade. O aluno aprende os movimentos básicos do jogo: batida de direita (“forehand”), batida de esquerda (“backhand”) e saque (“service”). Aprende também a movimentar-se na quadra, a utilizar o paredão, início da execução do voleio (“volley”). Serão dadas noções de regras, arbitragem e estratégia de jogo.

A turma de aperfeiçoamento tem por objetivo aprimorar as habilidades adquiridas na iniciação (batida de direita, batida de esquerda, paralelas e cruzadas e saque). Aprende-se o voleio, o “lob”, o “smash” e a movimentação na quadra, levando à participação em jogos internos individuais e em duplas.

VOLEIBOL

Destina-se a pessoas interessadas em adquirir experiência necessária para a prática do esporte e o conhecimento de regras oficiais atualizadas. Desenvolvem-se as habilidades técnicas básicas como: saque, recepções, cortadas e movimentação na quadra, através de exercícios combinados, jogos adaptados, levando a situações de jogo. Poderá haver também jogos contra atléticas e/ou torneio com equipes do próprio grupo.

A turma de aperfeiçoamento é indicada para pessoas já iniciadas na modalidade e com experiência em competição. Visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico dos fundamentos de ataque e defesa, além das formações e noções táticas e suas aplicações. Há também exercícios especializados e práticas de jogo propriamente dito, além de condicionamento físico geral e específico.

YOGA

Inicialmente, são introduzidos os conceitos básicos para a realização das posturas da yoga, como conforto e estabilidade, trabalhados de modo prático com posturas preparatórias e completas. Em seguida, o foco temático será o conceito de relaxamento do esforço, com atividades que possibilitem experiências de diminuição de ativação do reflexo miotático.

Os alunos deverão ser capazes de realizar a série simplificada de posturas sugerida pelo Swami Kuvalayananda em seu livro “Asanas”, respeitando princípios básicos do Hatha Yoga. Além disso, serão realizadas atividades que priorizem o trabalho da habilidade de equilíbrio.

Ao final do semestre, os alunos deverão ser capazes de realizar a série completa de posturas sugeridas pelo Swami Kuvalayananda, além de poder realizar, de maneira segura e confortável, alguns exercícios de pranayama. Todas as aulas serão acompanhadas de discussão teórica a respeito do tema abordado, visando conferir significado real e palpável ao assunto.

Fonte:https://www.cepe.usp.br/modalidades/modalidades_comu.html

 

 

 
 
 

Esportes

Arquivado em: Os diferentes tipos de esportes — licamendes @ 6:27 pm

Já se foi o tempo em que era fácil reconhecer e distinguir os diversos tipos de esportes existentes. Com a forte tendência de aproximação do homem com a natureza e a busca por novas emoções para fugir da monotonia do dia a dia, em meados dos anos 80, fizeram surgir no Brasil novas práticas esportivas conhecidas hoje como Esportes Radicais, ou de Aventura.

Essas novas e importantes modalidades vêm ganhando mais e mais adeptos todos os anos, não só aqui como em todo o Mundo. Os praticantes acreditam que com alguma dessas atividades é possível exercitar o corpo ao mesmo tempo em que se contemplam os aspectos da natureza como rios, montanhas, penhascos, mares ou cachoeiras.

O único pré-requisito para se iniciar no mundo dos Esportes Radicais é ter espírito aventureiro e um pouquinho de coragem, afinal, nem todo mundo é capaz de fazer trilhas em florestas fechadas, descer de quedas d’água gigantescas, praticar alpinismo em pedras do tamanho de um edifício. Como qualquer atividade física, é recomendado somente que se comece aos poucos, respeitando suas limitações. Vale lembrar que não é fazendo maluquices que se pratica os Esportes de Aventura. Esporte é saúde e para radicalizar não é preciso se quebrar.

Fonte:www.google.com

 

 
 
 

Alguns nomes de diferentes esportes junho 12, 2008

Arquivado em: Os diferentes tipos de esportes — licamendes @ 7:19 pm

Competições
Existem inúmeras competições para atletas profissionais ou amadores, dividas em regionais, inter-municipais, inter-estaduais, nacionais, internacionais e olímpicas.
Para que não haja uma disparidade entre os competidores, para a maioria das competições, existe uma classificação, levando em conta o tipo de deficiência e gráu de comprometimento, fazendo com que nas competições vença o melhor, aquele que tenha mais treino, habilidade e técnica, e não vencer, porque tem mais movimentos e/ou força, por diferentes níveis de lesão na medula, por exemplo.

Modalidades esportivas 
As pessoas poderão escolher entre diversas modalidades esportivas, conforme os tipos de deficiências e as limitações que elas proporcionam.

Algumas modalidades 

Arco e flecha, atletismo, automobilismo, basquetebol, bocha, canoagem, ciclismo, down-hill de cadeira de rodas, esgrima, equitação, esqui aquático, esqui na neve, futebol, golbol, halterofilismo, iatismo, judô, mergulho com cilindro, mergulho livre, natação, para-quedismo, rafting, rappel, rugby em cadeira de rodas, tênis de campo, tênis de mesa, tiro, voleibol, vôo livre, ultraleve e outros

Fonte:www.google.com e https://lisandra22.wordpress.com/category/os-diferentes-tipos-de-esportes/